Hoje venho falar com vocês sobre os nossos queridinhos batons.
Se existe algo que se tornou essencial e que a mulherada não consegue ficar sem são os batons. Hoje em dia existem batons dos mais variados tipos e cores, e com as mais variadas tecnologias nos proporcionando assim um enorme conforto na hora de escolher o que mais combina com a gente. Porem nem sempre foi tão fácil e bonitinho assim , vim trazer para vocês um pouco sobre tudo isso.
História
Por volta de 1350 a.C., Nefertite, rainha egípcia já usava batom. Essa é a notícia mais remota que se tem sobre esse costume. Percebam que no busto abaixo ela tem os lábios pintados.
É claro que naquela época não se pintava os lábios com um bastão ou com glosses como utilizamos atualmente. As mulheres antigas utilizavam corantes para pintar os lábios, pulverizavam minérios, usavam pigmentos naturais extraídos de joias para destacar os lábios. Depois de Nefertiti, o grande ícone feminino de batom foi Cleópatra, também rainha egípcia. Será que somente as rainhas egípcias usavam batom? Parece que não. Na Grécia, século II, as mulheres também usavam batom, mas só podiam desfrutar da coloração nos lábios após o casamento, pois havia uma lei que proibia o uso antes durante a solteirice, porque lábios pintados eram considerados como um instrumento de sedução e manipulação. Que injustiça… Não sei se na época de Nefertiti ou de Cleópatra, só sei que nessa vibe de vaidade e sedução, as egípcias criaram um corante vermelho feito de algas marinhas, iodo e bromo, o que resultou num batom rico em ácido. Mas o resultado pior foram as inúmeras doenças infecciosas em mulheres e homens. Por este motivo, acabou ficando conhecido na época como “O beijo da morte”.Avançando no tempo, não posso deixar de observar que as mulheres são sempre estigmatizadas. Na Espanha do século VI, só as mulheres das classes sociais mais baixas usavam batom. Acho que o uso era considerado vulgar ou algo assim.No século XIII, em Pisa, um monge descobriu o carmim de Cochinella, pigmento vermelho insolúvel em água. Essa descoberta mudou a vida das vaidosas, pois a partir dela o batom foi repensado e reconfigurado. Foi no século XVI que o batom começou a ganhar mais popularidade. Na Inglaterra, durante o reinado da rainha Elisabeth I, o batom era confeccionado a partir de tintas vegetais e cera de abelha. Naquela época, ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. Porém não era moda para todas. Apenas as mulheres da classe alta e atores masculinos que usavam maquiagem.Já no século seguinte, mais precisamente em 1770, o parlamento inglês proibiu o uso de pigmento nos lábios por achar que o batom era um artifício para seduzir e manipular os homens.
Nesse mesmo ano, foi proposta uma lei britânica que dizia que um casamento deveria ser anulado caso a mulher usasse cosméticos antes do casamento. Pode?Como Oriente parece sempre estar mais avançado, nesse mesmo século XVIII, as gueixas usavam pétalas de açafrão esmagadas para pintar os lábios.No final do século XIX, o primeiro batom da história moderna foi introduzido em Paris. Rhocopis, um perfumista francês, inventou o chamado “bàton serviteur” (bastão servidor), um tipo de massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, e de cor vermelha, que passou a ser usada por mulheres para colorir a boca. Não demorou muito para que atrizes e mulheres da vida se encantassem com o produto.No entanto, somente após a Primeira Guerra Mundial é que as donas de casa, influenciadas por artistas de cinema, perderam o preconceito e começaram a aderir à moda do batom vermelho.Em 1921, foi lançado o primeiro batom em tubo, em Paris. Nesse mesmo ano, revista Vogue divulgou o produto como um acessório de elegância que todas as mulheres de classe deveriam possuir. Só em 1930 a fórmula sólida do batom teve início. Por conta de tudo isso, em 1930, os batons se tornaram sucesso de vendas nos Estados Unidos. (http://oquevidomundo.com/2015/01/30/voce-sabia-n-origem-batom/)
15 fatos curiosos sobre batom
1.Na Grécia, no século II, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.
2.No século VI, na Espanha, apenas as mulheres das classes sociais mais baixas usavam batom.
3.Em 1770, o parlamento inglês decretou proibição o uso de pigmentos nos lábios por considerar que esta prática era um artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens.
4.Em 1915, no Kansas (EUA), o batom foi proibido para mulheres com menos de 44 anos pois passava a impressão errada.
5.Miss Pearl Pugsley, nos Estados Unidos, aos dezessete anos, foi notícia por ter sido expulsa do colégio por usar batom.
6.No império Romano, batom era sinal de status, os ricos usavam para mostrar a classe social, inclusive os homens.
7.Se você usasse batom na Grécia antiga seria considerada prostituta, pois as outras mulheres não usavam nenhuma maquiagem.
8.Uma pesquisa feita em 1998 apontou que 32% das mulheres tem mais de 20 cores de batom.
9.Os maiores índices de venda de batons são nos dias chuvosos e cinzentos.
10.5% dos batons usados podem ser encontrados em copos e xícaras de café, chá e água e outros 5% nos estômagos das mulheres, que ingerem sem querer ao lamber os lábios.
11.Óleo de rícino é um composto comum dos batons e ajuda a manter o brilho e a durabilidade do produto, já a cera de abelha ajuda a manter a forma e a deslizar mais facilmente pelos lábios.
12.George Washington usava batom, maquiagem e uma peruca empoada.
13.Em 1915, no Kansas (EUA), o batom foi proibido para mulheres com menos de 44 anos pois passava a impressão errada.
14.Elizabeth Taylor tinha tanta paixão por seus lábios vermelhos, que ela exigia que nos sets de filmes apenas ela usasse a cor de batom.
15.80% das americanas usavam batom em 2000, 10% a mais do que as francesas.
Eu acho bem engraçado o fato de um batom causar tanta polemica assim, ainda bem que atualmente eles são liberados e cada vez mais lindos.
E vocês o que acharam da história dos batons ?
Espero que vocês tenham gostado e até a próxima.
Um super beijo 😘😘
**Algumas imagens deste port são retiradas do Google. Caso seja o proprietário de alguma delas, entre em contato para que eu possa deletar ou dar os devidos créditos.
Não conhecia a história, que legal.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Beijos.
http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/
Muita coisa legal né .
ExcluirMuito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAinda bem que hoje em dia é comum o uso, não é mesmo? Achei super nada a ver as proibições de antigamente, mas os tempos são assim msm! Eu e a Elizabeth Taylor temos isso em comum, batom vermelho é TUDO!
ResponderExcluirTem post novo, fanpage pra curtir e um insta muito legal *-* Blog: Talo de Maçã ♥|Fanpage ♥|Instagram ♥
Era tão injustificável as atitudes , chego a ficar com raiva só de pensar que coisas assim existiam ¬¬'
ExcluirEu tenho um pouco de receio com batom vermelho , não curto ele em mim porem acho lindo nos outros .
Muito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Não conhecia essas curiosidades, é sempre bom conhecer um pouco mais. Adorei e parabéns pelo post.
ResponderExcluirBeijos
BlogCarolNM
FanPage
é sim , tem muita coisa interessante que não conhecemos.
ExcluirMuito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Olá Ana!
ResponderExcluirNão sabia que o batom tinha um passado tão complexo kkkkkk
Muito legal seu post.
Bjos
http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/
Poise , ô vida difícil né kkkkk
ExcluirMuito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Não conhecia, adorei saber sobre essas curiosidades! haha
ResponderExcluirMuito legal seu post!
Beijos
www.dicasdamandy.com.br
Muito coisa legal né ?
ExcluirMuito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Adoro ler sobre a origem das coisas. Confesso que só me tornei louca por batom há poucos tempos, mas prefiro os matte. Não gosto muito de brilho. Também amo vermelho! Não sabia que o batom tinha sido tão polêmico, podemos ver resquícios disso até hoje quando somos julgadas por usar tons escuros, principalmente o vermelho. Triste!
ResponderExcluirbeijos
http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/
Eu também passei a ter paixão por batom depois que criaram os batons matte, os tons escuros são os meus prediletos. Ainda bem né que hoje não é tão restrito e complicado como antes ^^
ExcluirMuito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Oi Ana obrigada pela visita no blog, seguindo aqui! já sabia de algumas dessas curiosidades, antes era tenso usar kkkkk ainda bem que agora evoluimos *-*
ResponderExcluirCiranda da Bailarina
Beijos
Nossa bota tenso nisso rsrs'
ExcluirAinda bem mesmo \õ/
Muito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Oi Ana, adorei esse post! Não imaginava que o batom já tinha causado tanta polêmica assim! haha
ResponderExcluirLogo nosso queridíssimo batom! rs
Ainda bem que hoje em dia é totalmente liberado! Já pensou? haha
Adorei seu post, super completo!
:)
Beijos
www.liulustosa.blogspot.com.br
Poise ele ja foi muito polêmico .
ExcluirNo meu ponto de vista algo tão simples né ?
Ainda bem mesmo , não saberia lidar com isso kkkk
Fico feliz que tenha gostado .
Muito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Oi Ana, adorei esse post! Não imaginava que o batom já tinha causado tanta polêmica assim! haha
ResponderExcluirLogo nosso queridíssimo batom! rs
Ainda bem que hoje em dia é totalmente liberado! Já pensou? haha
Adorei seu post, super completo!
:)
Beijos
www.liulustosa.blogspot.com.br
Poise ele ja foi muito polêmico .
ExcluirNo meu ponto de vista algo tão simples né ?
Ainda bem mesmo , não saberia lidar com isso kkkk
Fico feliz que tenha gostado .
Muito obrigada pela visita.
Volte sempre !!
beijos :*
Adorei o post. e a menina q foi expulsa me lembrou de quando a diretora de uma escola que estudei fez eu e outras meninas irem pro banheiro tirar todo o batom da boca. Ela proibia o uso,acredita?
ResponderExcluirBeijos/Xoxo.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fan Page Coisitas e Coisinhas
Instagram